Política e Economia

Foto: Divulgação
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Proposta prevê transformar trechos do Distrito Agropecuário em setores 4 e 5, abrindo espaço para instalação de novas indústrias na capital

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, nesta segunda-feira (18), representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) para discutir a ampliação do uso do solo destinado à atividade industrial em Manaus.

O encontro teve como principal pauta a necessidade de criação de novas áreas classificadas como setores 4 e 5 – únicas categorias previstas no Plano Diretor que permitem a instalação de indústrias. Atualmente, essas áreas são limitadas, o que encarece e dificulta a implantação de novos empreendimentos.

Uma das alternativas em estudo é a utilização de parte do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), que poderia ser reclassificado para setores 4 e 5, abrindo espaço para novos projetos industriais. A medida será encaminhada ao Implurb e, posteriormente, submetida ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CIMU). A expectativa é de que a mudança seja incorporada ao novo Plano Diretor de Manaus, ainda em fase de estudo pela prefeitura.

“A Suframa entende que a ampliação de áreas industriais é fundamental para atrair novos investimentos e, por isso, trabalha em conjunto com os órgãos municipais e estaduais para oferecer soluções viáveis ao setor produtivo”, destacou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

A reunião contou ainda com a participação do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, do titular da Sedecti-AM, Serafim Corrêa, e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas.

Você também pode gostar

Editorias