Cefaleia, mal-estar e irritação por fogos estão entre os casos mais comuns
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou 26 atendimentos médicos durante o desfile do Grupo Especial do Carnaval na Floresta, realizado no sábado (14), no Sambódromo de Manaus.
Entre as ocorrências mais frequentes estiveram cefaleia, rinite alérgica, tontura, mal-estar, náuseas, palpitações, síndrome gripal, hipertensão, cortes superficiais e irritações oculares provocadas por fogos de artifício.
Desde quinta-feira (12), a secretaria mantém uma estrutura fixa no local, com posto avançado e equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
Segundo a titular da pasta, Nayara Maksoud, a ação tem como objetivo garantir assistência rápida e segura aos foliões durante toda a programação carnavalesca.
Rede estadual soma quase 36 mil atendimentos em três dias
Acidentes de trânsito representam 266 ocorrências no período
Além do suporte no Sambódromo, a rede estadual de saúde manteve 25 unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas na capital. Entre quinta-feira (12) e sábado (14), essas unidades realizaram 35.898 atendimentos.
No mesmo período, foram registradas 266 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito:
- 98 casos na sexta-feira
- 86 no sábado
- 82 na quinta-feira
Do total, 166 envolveram motocicletas, 11 foram com carros, 8 atropelamentos e 84 outros tipos de acidentes.
A SES-AM reforça o alerta para que a população evite a combinação de álcool e direção, respeite os limites de velocidade e utilize equipamentos de segurança, como capacete e cinto, a fim de reduzir ocorrências e preservar vidas durante o Carnaval.



