Captação no Rio Javari foi afetada; hospital recebe abastecimento emergencial
Uma balsa da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), utilizada para captação de água no Rio Javari, afundou parcialmente e deixou o município de Benjamin Constant sem abastecimento desde sábado (18). Moradores relatam que estão há quatro dias sem água nas torneiras.
Vídeos feitos por populares mostram a estrutura flutuante parcialmente submersa. Em uma das gravações, um morador afirma que o reparo pode demorar e sugere a instalação de uma bomba alternativa na balsa de uma associação comunitária para minimizar os impactos.
“Olha aí como se encontra a balsa da nossa Cosama. Só tem uma solução. Para ajeitar essa balsa vai custar muito tempo. É colocar essa bomba aqui nessa balsa da associação, para o nosso povo não passar dificuldade com água”, diz o morador no vídeo divulgado nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil confirmou o desabastecimento e informou que realiza atendimento emergencial exclusivo ao hospital da cidade, para garantir o funcionamento dos serviços essenciais de saúde.
A reportagem solicitou informações à Cosama sobre as causas do incidente, a data exata da ocorrência e as medidas previstas para restabelecer o fornecimento, mas não houve retorno até a última atualização.
Ainda não há previsão oficial para a normalização do abastecimento de água no município.



