Esportes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Renan brilha na Arena da Amazônia, defende cobrança decisiva e garante a Onça-pintada na final geral

O Amazonas FC conquistou o título do 1º turno do Campeonato Amazonense 2026 ao vencer o Nacional Futebol Clube por 5 a 3 nos pênaltis, na noite deste domingo (8), na Arena da Amazônia. Após empate sem gols no tempo normal, o goleiro Renan foi o herói da decisão ao defender a cobrança de Vitinho na marca da cal.

A partida começou com intensidade, mas pecou na pontaria. Logo aos 10 minutos, o Nacional levou perigo: Caio Callyman cobrou lateral longo, houve desvio na primeira trave e Rafa Marcos, livre, finalizou por cima. Aos 40, o Amazonas respondeu: Iury tabelou com Erick Varão, arriscou de fora e, após desvio, Caio Alan espalmou.

No segundo tempo, o cenário se repetiu. Silas cobrou falta de longe aos três minutos e Renan defendeu. Aos 42, nova falta direta de Silas exigiu outra grande intervenção do goleiro aurinegro. A melhor chance da Onça veio aos 45: Erick Varão limpou a marcação pela esquerda e bateu rasteiro, mas Caio Alan salvou. Sem gols, a decisão foi para os pênaltis.

O Amazonas foi perfeito nas cobranças com Rafael Tavares, Ronaldo, Rafael Vitor, Jimenez e Vinicius Leite. Pelo Nacional, Anderson Sales, Silas e Renanzinho converteram, mas Renan defendeu o chute de Vitinho, fechando o 5 a 3 e o título aurinegro.

Destaque absoluto da final, Renan foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação da Federação Amazonense de Futebol ao melhor em campo.

Com a conquista, o Amazonas está garantido na final geral do Barezão 2026. Se também vencer o segundo turno, será campeão estadual automaticamente. O título do turno ainda assegura vaga nas competições nacionais de 2027: Copa Norte e Copa do Brasil.

Pelo segundo turno, as equipes já voltam a campo nesta semana:

  • Nacional x São Raimundo – quarta-feira (11), 20h, Arena da Amazônia;
  • Amazonas x Itacoatiara – quinta-feira (13), 20h, Arena da Amazônia.

Você também pode gostar

Editorias