Município pode integrar programa internacional voltado à resiliência climática na Amazônia
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou a fase de estruturação de um projeto de saneamento básico sustentável para o município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. A proposta faz parte do programa de Resiliência Climática e Segurança Hídrica na Bacia Amazônica e poderá receber recursos do Green Climate Fund (GCF), por meio da iniciativa Amazônia Forever.
O projeto está em fase de estudos e diagnósticos técnicos que abrangem os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. As análises vão subsidiar a definição das ações prioritárias e dos investimentos necessários para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a sustentabilidade ambiental no município.
Presidente Figueiredo integra uma carteira de projetos em formação pelo BID. Ao todo, até três municípios da região amazônica deverão ser selecionados para participar da iniciativa. Como próxima etapa, será elaborada e enviada uma carta-consulta ao governo federal, procedimento obrigatório para viabilizar a operação de crédito internacional.
A iniciativa tem como foco apoiar cidades amazônicas na adaptação às mudanças climáticas, melhorar a segurança hídrica e reduzir vulnerabilidades ambientais e sociais, alinhando infraestrutura urbana à preservação dos recursos naturais.



