Multa de R$ 585 mil foi aplicada; animais estavam escondidos em embarcação e foram devolvidos à natureza
Uma ação conjunta do Ibama e do ICMBio resultou na apreensão de 117 quelônios dentro do Parque Nacional do Jaú, área que se estende pelos municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas, e Caracaraí, em Roraima. A fiscalização ocorreu na segunda-feira (7) durante monitoramento de rotina na região.
De acordo com os fiscais, os animais estavam escondidos sob produtos regionais em uma embarcação que seguia para Novo Airão. O responsável foi autuado e multado em R$ 585 mil, e o barco foi apreendido.
Após avaliação de especialistas, os quelônios foram soltos em seu habitat natural, dentro da área do parque.
A operação faz parte do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), que atua na proteção e monitoramento de espécies ameaçadas de tráfico e caça ilegal.
Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, a ação reforça o compromisso dos órgãos ambientais com a preservação da biodiversidade.
“A região é altamente relevante para a conservação da natureza na Amazônia. O Ibama e o ICMBio atuarão de forma conjunta e intensa para impedir novas agressões à natureza”, afirmou.
Com 2,3 milhões de hectares, o Parque Nacional do Jaú é uma das maiores áreas contínuas de floresta tropical protegida do mundo, administrada pelo ICMBio e reconhecida pela importância na conservação de espécies e ecossistemas amazônicos.