Urucurituba e Presidente Figueiredo marcam presença na 1ª etapa do calendário da Fedaeam
Com 15 horas de viagem de barco até Manaus, atletas de Urucurituba-AM chegam à capital neste sábado (28) para disputar, a partir das 9h, na Vila Olímpica, a 1ª etapa do Torneio de Atletismo, que abre a temporada da Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam).
O professor José Luís lidera a equipe com quatro atletas: Wagner Kauet, adulto, que competirá no dardo, 100m e 200m rasos; Lan Mayara, sub-18, no lançamento de disco e arremesso de peso; e as sub-16 Rhamone Teixeira (peso e martelo) e Janaína Leal (75m e 250m rasos).
Segundo o treinador, o torneio é importante para retomar o ritmo competitivo e ajustar estratégias. Lan Mayara, ansiosa para superar a marca dos 20 metros no disco, reconhece que a longa viagem compromete o rendimento:
“Não gosto da viagem por ser cansativa demais e por parecer que a gente não descansa; ficamos sem muita energia para competir, mas é nossa realidade.”
Wagner Kauet também destacou a dificuldade da viagem, mas vê a competição como motivação para o restante da temporada:
“Vou procurar dar o meu máximo para medalhar e o torneio serve como um gás para o resto do ano.”
Os atletas competem pela Associação Esportiva Urucuri do Norte, com apoio da prefeitura e da Câmara de Urucurituba.
Da terra das cachoeiras
De Presidente Figueiredo, o projeto Semjel Olímpica Atletismo, liderado pela professora Nilma Menezes, traz 14 atletas para provas como 75m, 800m, salto em distância, peso, martelo, disco e dardo.
Nilma destacou que o torneio é o início de um ano de grandes metas:
“Tudo começa neste primeiro torneio, já que temos como objetivos este ano ganhar o JEAs 2026 para irmos ao JEBs e nos classificar para o Sul-Americano. Nossa principal meta é garantir Bolsa-Atleta para 2027.”
O projeto conta com apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, das secretarias Semjel, Semed e Semasc, além da colaboração da CBAt, da professora Margareth Bahia e da presidente da Fedaeam, Lilian Carvalho.
Com a participação de atletas do interior e da capital, a 1ª etapa do torneio marca o início da temporada e reforça o papel do atletismo como ferramenta de inclusão e desenvolvimento esportivo no Amazonas.



