Esportes

Foto: Arquivo Pessoal
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Urucurituba e Presidente Figueiredo marcam presença na 1ª etapa do calendário da Fedaeam

Com 15 horas de viagem de barco até Manaus, atletas de Urucurituba-AM chegam à capital neste sábado (28) para disputar, a partir das 9h, na Vila Olímpica, a 1ª etapa do Torneio de Atletismo, que abre a temporada da Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam).

O professor José Luís lidera a equipe com quatro atletas: Wagner Kauet, adulto, que competirá no dardo, 100m e 200m rasos; Lan Mayara, sub-18, no lançamento de disco e arremesso de peso; e as sub-16 Rhamone Teixeira (peso e martelo) e Janaína Leal (75m e 250m rasos).

Segundo o treinador, o torneio é importante para retomar o ritmo competitivo e ajustar estratégias. Lan Mayara, ansiosa para superar a marca dos 20 metros no disco, reconhece que a longa viagem compromete o rendimento:

“Não gosto da viagem por ser cansativa demais e por parecer que a gente não descansa; ficamos sem muita energia para competir, mas é nossa realidade.”

Wagner Kauet também destacou a dificuldade da viagem, mas vê a competição como motivação para o restante da temporada:

“Vou procurar dar o meu máximo para medalhar e o torneio serve como um gás para o resto do ano.”

Os atletas competem pela Associação Esportiva Urucuri do Norte, com apoio da prefeitura e da Câmara de Urucurituba.

Da terra das cachoeiras

De Presidente Figueiredo, o projeto Semjel Olímpica Atletismo, liderado pela professora Nilma Menezes, traz 14 atletas para provas como 75m, 800m, salto em distância, peso, martelo, disco e dardo.

Nilma destacou que o torneio é o início de um ano de grandes metas:

“Tudo começa neste primeiro torneio, já que temos como objetivos este ano ganhar o JEAs 2026 para irmos ao JEBs e nos classificar para o Sul-Americano. Nossa principal meta é garantir Bolsa-Atleta para 2027.”

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, das secretarias Semjel, Semed e Semasc, além da colaboração da CBAt, da professora Margareth Bahia e da presidente da Fedaeam, Lilian Carvalho.

Com a participação de atletas do interior e da capital, a 1ª etapa do torneio marca o início da temporada e reforça o papel do atletismo como ferramenta de inclusão e desenvolvimento esportivo no Amazonas.

Você também pode gostar

Editorias