Exportações crescem 27% e setor de bebidas lidera alta no período
O Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou R$ 37,04 bilhões entre janeiro e fevereiro de 2026, resultado estável em relação ao mesmo período de 2025 (R$ 37,37 bilhões). Em dólar, o faturamento chegou a US$ 6,73 bilhões.
As exportações tiveram desempenho positivo: em fevereiro, somaram US$ 51,38 milhões, alta de 0,59% frente ao mesmo mês de 2025. No acumulado do bimestre, o avanço foi de 27,28%, com US$ 125,29 milhões contra US$ 98,44 milhões no ano anterior.
O polo fechou fevereiro com 128.985 trabalhadores entre diretos, temporários e terceirizados. A média mensal de empregos diretos nos dois primeiros meses foi de 129.254 postos.
Setores que mais faturaram
- Duas Rodas: 20,82%
- Bens de Informática: 18,85%
- Eletroeletrônico: 15,91%
- Químico: 12,16%
- Termoplástico: 9,14%
- Metalúrgico: 8,87%
- Mecânico: 8,59%
Setores em destaque
- Bebidas: +43,64%
- Químico: +15,25%
- Termoplástico: +11,11%
- Metalúrgico: +7,84%
- Eletroeletrônico (exceto informática): +5,20%
- Duas Rodas: +5,13%
Produção de destaque
- Aparelhos telefônicos: 38.922 unidades (+21,63%)
- Celulares: 1.817.314 unidades (+7,34%)
- Motocicletas, motonetas e ciclomotores: 379.046 unidades (+5,52%)
O superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, avaliou que os números refletem um período de estabilização:
“Manter uma média de mais de 129 mil trabalhadores ativos demonstra a força estrutural do polo. Além disso, o salto de mais de 27% nas exportações acumuladas prova que as indústrias da Zona Franca de Manaus continuam competitivas no cenário internacional”, afirmou.



