Política e Economia

Foto: Josney Benevuto/Rede Amazônica
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Exportações crescem 27% e setor de bebidas lidera alta no período

O Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou R$ 37,04 bilhões entre janeiro e fevereiro de 2026, resultado estável em relação ao mesmo período de 2025 (R$ 37,37 bilhões). Em dólar, o faturamento chegou a US$ 6,73 bilhões.

As exportações tiveram desempenho positivo: em fevereiro, somaram US$ 51,38 milhões, alta de 0,59% frente ao mesmo mês de 2025. No acumulado do bimestre, o avanço foi de 27,28%, com US$ 125,29 milhões contra US$ 98,44 milhões no ano anterior.

O polo fechou fevereiro com 128.985 trabalhadores entre diretos, temporários e terceirizados. A média mensal de empregos diretos nos dois primeiros meses foi de 129.254 postos.

Setores que mais faturaram

  • Duas Rodas: 20,82%
  • Bens de Informática: 18,85%
  • Eletroeletrônico: 15,91%
  • Químico: 12,16%
  • Termoplástico: 9,14%
  • Metalúrgico: 8,87%
  • Mecânico: 8,59%

Setores em destaque

  • Bebidas: +43,64%
  • Químico: +15,25%
  • Termoplástico: +11,11%
  • Metalúrgico: +7,84%
  • Eletroeletrônico (exceto informática): +5,20%
  • Duas Rodas: +5,13%

Produção de destaque

  • Aparelhos telefônicos: 38.922 unidades (+21,63%)
  • Celulares: 1.817.314 unidades (+7,34%)
  • Motocicletas, motonetas e ciclomotores: 379.046 unidades (+5,52%)

O superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, avaliou que os números refletem um período de estabilização:

“Manter uma média de mais de 129 mil trabalhadores ativos demonstra a força estrutural do polo. Além disso, o salto de mais de 27% nas exportações acumuladas prova que as indústrias da Zona Franca de Manaus continuam competitivas no cenário internacional”, afirmou.

Você também pode gostar

Editorias