Meta é qualificar 11 mil profissionais em 2026; Manaus recebe treinamento nos dias 23 e 24 de abril
O Ministério da Saúde iniciou a segunda fase das oficinas de qualificação para inserção do implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (Implanon) no SUS. A previsão é capacitar mais 11 mil médicos e enfermeiros em todo o país, com foco em municípios de até 50 mil habitantes.
Em Manaus, a oficina será realizada nos dias 23 e 24 de abril, com participação de cerca de 250 profissionais da atenção primária. Além da técnica de inserção do Implanon, os encontros incluem abordagens sobre saúde sexual e reprodutiva, direitos sexuais, dignidade menstrual e enfrentamento às violências.
Estrutura das oficinas
- 32 treinamentos presenciais em todo o Brasil;
- Uso de simuladores anatômicos e supervisão de facilitadores do Ministério da Saúde;
- Carga horária ampliada: 12h para enfermeiros e 6h para médicos;
- Espaços de diálogo com gestores locais para fortalecer a implementação.
Distribuição dos implantes
- Em 2025, foram entregues 500 mil unidades em todos os estados;
- O Amazonas recebeu 10.686 implantes;
- Para 2026, está prevista a entrega de 1,3 milhão de unidades.
Resultados da primeira fase
Entre outubro e dezembro de 2025, foram realizadas 30 oficinas em 27 estados, com participação de 2,9 mil profissionais e gestores em 682 municípios. Cerca de 1,8 mil médicos e enfermeiros foram qualificados para inserção e retirada do Implanon.
Sobre o Implanon
O implante subdérmico é considerado um método de alta eficácia e longa duração, atuando por até três anos. Após a retirada, a fertilidade retorna rapidamente. Ele integra o rol de métodos contraceptivos gratuitos do SUS, junto a preservativos, DIU de cobre, anticoncepcionais orais, pílulas de emergência, laqueadura e vasectomia. O Ministério reforça que o uso de preservativos é indispensável para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).



