Evento reunirá secretários estaduais, dirigentes de pesquisa e representantes do ecossistema de inovação; programação inclui debate sobre bioeconomia e lançamento de curso de popularização da ciência
O 72º Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) será realizado em Manaus, na sede do governo do Amazonas, zona Oeste da cidade, no dia 30 de junho.
O encontro reunirá cerca de 70 representantes de secretarias estaduais, fundações de amparo à pesquisa, governo federal, universidades, parques tecnológicos e ambientes de inovação, com apoio da Sedecti.
Programação
- 29 de junho: visitas técnicas a ambientes de inovação e tecnologia no Amazonas;
- 30 de junho: abertura oficial às 9h, seguida de debate sobre o impacto da Bioeconomia no ecossistema local de inovação;
- Lançamento do Curso de Popularização da Ciência;
- Reunião da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para discutir a integração da região Norte ao sistema global da comunidade acadêmica.
O secretário de CT&I do Amazonas, Jeibi Medeiros, destacou que o fórum será oportunidade para ampliar as discussões em torno do Plano de Bioeconomia do Estado, prestes a entrar em fase de implementação.
Importância
O fórum é considerado espaço estratégico para alinhamento institucional, intercâmbio de experiências e construção de agendas comuns voltadas ao desenvolvimento regional e nacional em ciência, tecnologia e inovação. Temas como a internacionalização de startups brasileiras também devem ganhar destaque nos debates.
Apoio institucional
O evento é organizado pela Sedecti e conta com apoio da Fapeam, da Fundação Paulo Feitosa (FPFtech), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Amazonastur.
A realização do fórum em Manaus reforça o papel da capital amazonense como polo de inovação e ciência na região Norte, ampliando sua visibilidade no cenário nacional de CT&I.



