Ciência e Tecnologia

Foto: Agência Brasil
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Medição do Porto de Manaus registra aumento de 3 centímetros e indica possível início do período de cheia nos rios da Amazônia

Depois de mais de quatro meses em processo de vazante, o Rio Negro voltou a subir em Manaus. De acordo com o Porto de Manaus, o nível das águas aumentou 3 centímetros nesta quarta-feira (12), marcando 18,93 metros. É a primeira vez que o rio registra elevação desde 5 de julho, quando havia subido 1 centímetro, atingindo 29,05 metros, antes de iniciar a descida das águas.

A diferença é expressiva em relação ao mesmo período do ano passado: em 12 de novembro de 2024, o Negro marcava apenas 12,67 metros — ou seja, 6,26 metros abaixo do nível atual.

Segundo a Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa), o comportamento do Negro está ligado ao aumento do volume do rio Amazonas, especialmente na cabeceira em Iquitos, no Peru, onde o nível subiu 73 centímetros nos últimos sete dias. A influência das cheias em outros pontos da bacia teria interrompido o processo de vazante em Manaus no último domingo (9), estabilizando o nível em 18,9 metros até a nova elevação registrada nesta quarta.

No interior do Amazonas, os dados apontam para uma tendência semelhante: os rios Solimões, Içá e Amazonas também registram aumento constante em cidades como Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Coari e Itacoatiara — um possível sinal de que o ciclo das cheias amazônicas está começando.

Você também pode gostar

Editorias