Material foi localizado durante buscas no rio Amazonas; cinco pessoas continuam desaparecidas após acidente com a lancha Lima de Abreu XV
Uma mochila e uma carteira com documentos pessoais de um dos passageiros desaparecidos no naufrágio da lancha Lima de Abreu XV foram encontradas a cerca de 70 quilômetros do local do acidente, na região do Encontro das Águas, em Manaus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
De acordo com a corporação, os objetos foram localizados durante as buscas no rio Amazonas e entregues por técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) à representação do município de Nova Olinda do Norte, destino final da embarcação.
A lancha, da empresa Lima de Abreu Navegações, naufragou na sexta-feira (13), após sair de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. Segundo o CBMAM, 80 pessoas estavam a bordo, 71 foram resgatadas com vida, três mortes foram confirmadas e cinco passageiros seguem desaparecidos.
Equipes percorrem mais de 200 quilômetros em operação de busca
Somente na terça-feira (17), as equipes percorreram cerca de 212 quilômetros de extensão do rio, em uma área estimada em 320 quilômetros quadrados. As buscas continuam nesta quarta-feira (18), com atuação integrada de bombeiros, Marinha do Brasil e apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) do Estado de São Paulo.
Conforme o Comando do 9º Distrito Naval, foram empregadas uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, uma embarcação do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas e duas lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.
Justiça decreta prisão preventiva do comandante, que está foragido
O comandante da lancha, José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi preso em flagrante no dia do acidente, mas liberado após pagamento de fiança. No sábado (14), a Justiça decretou prisão preventiva para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal. Ele está foragido.
O caso segue sob investigação para apurar as causas do naufrágio. Vídeos registrados por passageiros mostram momentos de desespero, com pessoas à deriva aguardando resgate em meio ao banzeiro característico da região.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que cinco adultos deram entrada em unidades da rede estadual, receberam atendimento e já tiveram alta médica.



