Política e Economia

Foto: Tereza Teófilo/Ageman
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Moradores chegaram a enfrentar até cinco dias de baixa pressão e água turva nas torneiras

O abastecimento de água no conjunto habitacional Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, na zona Leste de Manaus, foi normalizado após manutenção emergencial no sistema que atende a região.

O problema foi solucionado depois que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus notificou a concessionária Águas de Manaus devido a reclamações sobre baixa pressão e alteração na qualidade da água.

Na manhã de terça-feira (3), técnicos da Ageman retornaram ao residencial para conversar com moradores e verificar se o serviço havia sido restabelecido.

Moradores enfrentaram dias sem água suficiente

De acordo com os moradores, o problema durou até cinco dias, afetando principalmente as casas localizadas em áreas mais altas do conjunto.

A doméstica Cleomar do Nascimento Leão contou que precisou sair de casa para conseguir água.

“Não tinha nem como a gente tomar banho, por isso fomos para casa de parentes. Minha casa é de dois pisos e, mesmo com reservatório, a água não chegava lá em cima de jeito nenhum”, relatou.

Além da baixa pressão, alguns moradores também perceberam alteração na cor da água.

“Fui lavar a farda dos meus filhos e, quando eu percebi, estavam amareladas”, disse a doméstica Cilmara Santos.

Manutenção emergencial no sistema

Segundo a assessora técnica da Ageman, Thaís Carvalho, o problema ocorreu porque o poço responsável pelo abastecimento do reservatório da área passou por uma manutenção mecânica emergencial, o que comprometeu temporariamente a distribuição.

Para reduzir os impactos, a agência solicitou o envio de carro-pipa e pediu rapidez no serviço de manutenção.

Após a notificação, a concessionária realizou os reparos necessários e concluiu os trabalhos no último fim de semana.

Situação normalizada

Durante a vistoria mais recente, os técnicos constataram que o abastecimento voltou ao normal e que a qualidade da água também foi restabelecida.

“Agora a água está bem transparente, cristalina e está tudo normalizado”, afirmou o morador Rodrigo Garcia.

Como registrar reclamações

A Ageman orienta que problemas relacionados ao abastecimento de água ou esgotamento sanitário sejam registrados primeiro junto à concessionária responsável.

Caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode acionar a Ouvidoria da Ageman, informando o número do protocolo de atendimento, pelos seguintes canais:

O objetivo é garantir que as reclamações sejam acompanhadas e solucionadas com mais rapidez para a população.

Você também pode gostar

Editorias