Moradores chegaram a enfrentar até cinco dias de baixa pressão e água turva nas torneiras
O abastecimento de água no conjunto habitacional Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, na zona Leste de Manaus, foi normalizado após manutenção emergencial no sistema que atende a região.
O problema foi solucionado depois que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus notificou a concessionária Águas de Manaus devido a reclamações sobre baixa pressão e alteração na qualidade da água.
Na manhã de terça-feira (3), técnicos da Ageman retornaram ao residencial para conversar com moradores e verificar se o serviço havia sido restabelecido.
Moradores enfrentaram dias sem água suficiente
De acordo com os moradores, o problema durou até cinco dias, afetando principalmente as casas localizadas em áreas mais altas do conjunto.
A doméstica Cleomar do Nascimento Leão contou que precisou sair de casa para conseguir água.
“Não tinha nem como a gente tomar banho, por isso fomos para casa de parentes. Minha casa é de dois pisos e, mesmo com reservatório, a água não chegava lá em cima de jeito nenhum”, relatou.
Além da baixa pressão, alguns moradores também perceberam alteração na cor da água.
“Fui lavar a farda dos meus filhos e, quando eu percebi, estavam amareladas”, disse a doméstica Cilmara Santos.
Manutenção emergencial no sistema
Segundo a assessora técnica da Ageman, Thaís Carvalho, o problema ocorreu porque o poço responsável pelo abastecimento do reservatório da área passou por uma manutenção mecânica emergencial, o que comprometeu temporariamente a distribuição.
Para reduzir os impactos, a agência solicitou o envio de carro-pipa e pediu rapidez no serviço de manutenção.
Após a notificação, a concessionária realizou os reparos necessários e concluiu os trabalhos no último fim de semana.
Situação normalizada
Durante a vistoria mais recente, os técnicos constataram que o abastecimento voltou ao normal e que a qualidade da água também foi restabelecida.
“Agora a água está bem transparente, cristalina e está tudo normalizado”, afirmou o morador Rodrigo Garcia.
Como registrar reclamações
A Ageman orienta que problemas relacionados ao abastecimento de água ou esgotamento sanitário sejam registrados primeiro junto à concessionária responsável.
Caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode acionar a Ouvidoria da Ageman, informando o número do protocolo de atendimento, pelos seguintes canais:
- WhatsApp: (92) 98842-2919 e (92) 98410-3247
- Redes sociais da Ageman
- Site: https://ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria/
O objetivo é garantir que as reclamações sejam acompanhadas e solucionadas com mais rapidez para a população.



