Veículos fazem parte do programa Brasil Sorridente e vão oferecer serviços gratuitos a comunidades indígenas, ribeirinhas e em situação de vulnerabilidade
O Amazonas será contemplado com 27 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) para reforçar o atendimento de saúde bucal em regiões de difícil acesso. Os veículos foram adquiridos por R$ 10,2 milhões, com recursos do Novo PAC Saúde, dentro do programa Brasil Sorridente.
Cada unidade é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos para procedimentos básicos e especializados, como tratamento de canal e colocação de próteses. Os veículos funcionam como extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As primeiras UOMs serão entregues nesta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No total, serão disponibilizados 800 veículos até 2026.
O Norte é a segunda região mais beneficiada nesta etapa, com 95 unidades. No Amazonas, os atendimentos serão direcionados principalmente a populações indígenas, comunidades ribeirinhas e áreas de maior vulnerabilidade social.
De acordo com o Ministério da Saúde, a frota será renovada a cada cinco anos e as equipes de Saúde Bucal – compostas por dentista e auxiliar ou técnico – ficarão responsáveis pelo atendimento. Atualmente, o país já conta com mais de 34 mil equipes credenciadas.
Entre 2022 e 2024, o investimento em saúde bucal no SUS triplicou, passando de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,3 bilhões. Além das UOMs, a política de ampliação dos serviços odontológicos também se conecta ao programa Agora Tem Especialistas, que leva consultas, exames e cirurgias a regiões isoladas.



