Desligamento deve ocorrer até abril, dentro do prazo legal de desincompatibilização; superintendente avalia possível candidatura
O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva (PSD), anunciou nesta terça-feira (13) que deve deixar o cargo nos próximos meses para disputar as eleições de 2026. A saída está prevista para ocorrer até abril, prazo legal de desincompatibilização exigido para ocupantes de cargos públicos que pretendem concorrer a mandato eletivo.
Segundo Bosco, a decisão já está tomada e tem caráter político. Ele afirmou que o afastamento está ligado à intenção de colaborar com o senador Omar Aziz (PSD). “Vou deixar a Suframa dentro do período legal de desincompatibilização. Isso envolve uma discussão sobre uma possível candidatura minha à Assembleia Legislativa do Amazonas, mas esses detalhes ainda serão tratados no momento em que eu me afastar”, disse em entrevista ao jornal Em Tempo.
Apesar do anúncio, Bosco informou que permanecerá no cargo até a data do desligamento, mantendo a agenda administrativa da autarquia. Entre as atividades previstas, ele citou a análise de cerca de 90 projetos industriais que devem ser apresentados na primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) deste ano, programada para ocorrer entre fevereiro e março.
O superintendente afirmou ainda que segue filiado ao PSD e que não há definição oficial sobre qual cargo poderá disputar nas próximas eleições. A decisão, segundo ele, será tomada de forma coletiva, em diálogo com aliados políticos, incluindo o senador Omar Aziz.
Ao comentar sua trajetória à frente da Suframa, Bosco fez um balanço da gestão e destacou o contato com o setor produtivo da Zona Franca de Manaus. De acordo com ele, nos últimos três anos foram realizadas visitas a cerca de 260 fábricas, de um total aproximado de 530 em operação.
A eventual candidatura de Bosco Saraiva deverá ser definida após sua saída formal da Suframa, dentro do calendário eleitoral previsto para 2026.



