Profissionais devem se apresentar na Semsa até 13 de fevereiro para assumir vagas na atenção básica
A Prefeitura de Manaus convocou quatro novos bolsistas do programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) para atuação na rede municipal de saúde. Os profissionais foram selecionados na quinta chamada do 41º ciclo do projeto federal e devem se apresentar na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até o dia 13 de fevereiro, para a realização dos procedimentos admissionais.
O chamamento contempla médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM), formados em instituições brasileiras ou com diploma estrangeiro revalidado no país. A lista dos convocados consta no resultado final da quinta chamada do 41º ciclo, divulgado pelo Ministério da Saúde.
Edital publicado no Diário Oficial
O edital de convocação foi publicado na edição nº 6.246 do Diário Oficial do Município (DOM), na quarta-feira (4), e está disponível no site oficial da Semsa, na área destinada a concursos e processos seletivos.
Segundo a secretaria, a convocação integra as ações de reposição e ampliação das equipes da atenção básica, priorizando unidades com maior demanda por profissionais.
Etapas obrigatórias
Antes da apresentação presencial, os médicos devem confirmar o interesse na vaga por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), do Ministério da Saúde. Em seguida, precisam realizar o cadastro on-line e enviar a documentação exigida, em formato PDF, pelo site oficial do processo seletivo da Semsa.
Entre os documentos solicitados estão:
- documento oficial de identidade;
- CPF;
- inscrição no PIS ou Pasep;
- Termo de Adesão e Compromisso assinado;
- diploma de graduação em Medicina;
- registro profissional no CRM.
A relação completa pode ser consultada no anexo único do edital.
Apresentação presencial
Após o envio da documentação, os profissionais deverão comparecer pessoalmente à sala de posse da Semsa até 13 de fevereiro, para conferência dos documentos originais. A secretaria informou que não é permitida a representação por procuração nessa etapa.
O atendimento ocorre das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, na sede da Semsa, localizada na avenida Maceió, nº 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
Reforço no atendimento
O programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente na atenção primária. Com a chegada dos novos profissionais, a expectativa da prefeitura é fortalecer as equipes das unidades básicas e melhorar a cobertura do atendimento em Manaus.



