Ciência e Tecnologia

Foto: Arquivo/Semcom
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Semulsp amplia coleta, revitaliza espaços públicos, fortalece proteção hídrica e inicia construção do primeiro aterro sanitário do Amazonas.

Manaus encerrou 2025 com um marco histórico na área de limpeza urbana. Sob as diretrizes da gestão do prefeito David Almeida, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) alcançou a marca de 835.378 toneladas de resíduos recolhidos em toda a capital, consolidando uma agenda de reconstrução ambiental, saúde pública e valorização do espaço urbano.

Do total, 601.038 toneladas foram coletadas em residências e 234.340 toneladas retiradas de vias públicas, áreas verdes e igarapés. O resultado reflete investimentos em equipes de pronta resposta, ampliação da logística de zeladoria e atuação integrada em todas as zonas da cidade.

“Cuidar da limpeza urbana é, acima de tudo, cuidar da saúde e da dignidade da nossa população. Em 2025, avançamos não apenas na coleta, mas na transformação de áreas degradadas em espaços de vida. É um compromisso da nossa gestão tornar Manaus uma cidade mais verde, limpa e resiliente”, afirmou o prefeito em exercício, Renato Junior.

Produtividade recorde

Para manter a capital organizada e visualmente revitalizada, a prefeitura intensificou os serviços de manutenção e conservação. Em 2025, as equipes realizaram a varrição de mais de 340 mil quilômetros de vias, além da capinação e roçagem de 15 mil quilômetros de áreas verdes e canteiros. O trabalho incluiu ainda mais de 85 mil horas de limpeza manual de igarapés e a pintura de 32 mil metros quadrados de calçadas e logradouros, promovendo a requalificação de espaços públicos em todas as zonas da cidade.

Proteção dos rios

Um dos destaques do ano foi o fortalecimento da proteção hídrica. Com a instalação da 11ª e da 12ª ecobarreiras, Manaus passou a contar com 12 estruturas de contenção destinadas a impedir que resíduos como plásticos e pneus cheguem ao rio Negro.

O presidente da feira da Panair, Ediney Queiroz, celebrou a instalação de uma ecobarreira no igarapé do Educandos. “Preservar o rio é o nosso maior benefício. Somos gratos à prefeitura por atender essa solicitação. Com a ecobarreira, o cenário muda para melhor, e assumimos o compromisso de ajudar a cuidar e preservar esse investimento”, disse.

Avanços estruturais e sociais

Outro passo considerado histórico foi o início da construção do primeiro aterro sanitário do Amazonas, substituindo modelos ultrapassados de descarte e alinhando Manaus às diretrizes globais de sustentabilidade e saúde pública.

A gestão também avançou no resgate de espaços urbanos, com a erradicação de “lixeiras viciadas” e a transformação de áreas de descarte irregular em ambientes de convivência. Entre os projetos emblemáticos estão a revitalização da lagoa da Compensa, da lagoa do Japiim e a criação da praça do Anjo da Esperança, símbolos do resgate da autoestima comunitária.

Paralelamente, a cobertura da coleta foi ampliada para 11 novas comunidades rurais e ribeirinhas, garantindo a chegada dos serviços essenciais às áreas mais remotas do território municipal.

Atendimento à população

Para fortalecer a parceria com a sociedade, o Disk Semulsp segue como canal direto para solicitações e denúncias ambientais.
Contatos: (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738.

Você também pode gostar

Editorias