Campanha mundial busca conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista; no Amazonas, cerca de 44 mil pessoas têm diagnóstico
Instituído pela ONU como mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Abril Azul tem como objetivo dar visibilidade ao tema e promover debates na sociedade. No Brasil, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, há 2,4 milhões de pessoas com TEA (1,2% da população). No Amazonas, são cerca de 44 mil pessoas (1,1% da população).
Para ampliar o acesso a direitos e cidadania, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) mantém três projetos voltados ao público com TEA e suas famílias:
Casa Azul Reurb
Criado em 2025 pelo Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf), o projeto garante prioridade no atendimento de famílias com pessoas neurodivergentes, especialmente em processos de regularização fundiária urbana (Reurb).
- Atendimento diferenciado, sem necessidade de agendamento ou filas.
- Parcerias com institutos e organizações da sociedade civil para atendimento in loco.
- Exigência de que ao menos um membro da família possua diagnóstico de TEA para regularização da residência.
Caminhos da Inclusão
Lançado em 2025 em Tefé, percorre municípios do interior para conscientizar sobre os direitos da Pessoa com Deficiência (PCD), incluindo pessoas com TEA.
- Coordenado pela Escola Superior da Defensoria (Esudpam).
- Promove encontros entre defensores e população, com foco em informação simples e acessível.
- Objetivo: ampliar alcance em 2026 e fortalecer parcerias.
Nosso Coração Também é Azul
Idealizado em 2019 pela defensora Flávia Lopes (falecida em 2020), promove inclusão e diversidade dentro da própria Defensoria.
- Oferece oportunidades de estágio e residência jurídica para pessoas com TEA.
- Valoriza a diversidade e assegura igualdade de oportunidades.
- Estimula autonomia, protagonismo e inserção no mercado de trabalho.



