Medida fortalece agricultura familiar e estimula economia rural no estado
O governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Lei nº 8.139, de 18 de março de 2026, que determina que órgãos da administração pública estadual priorizem a compra de café produzido no estado. A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), já está em vigor e tem como objetivo fortalecer a produção local e estimular a economia rural.
A nova regra prevê preferência para o café robusta amazônico nas compras públicas. Segundo o governo, a mudança deve direcionar recursos antes destinados a fornecedores de outros estados para circular dentro do próprio Amazonas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a medida pode criar um mercado mais estável para os produtores locais, especialmente da agricultura familiar, que concentra a maior parte da produção. O trabalho de assistência técnica é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental.
Hoje, municípios como Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Silves e Presidente Figueiredo concentram a produção de café robusta no estado.
O secretário de Produção Rural, Daniel Borges, destacou que a lei deve incentivar a organização de produtores e cooperativas para atender à demanda do setor público:
“O café robusta amazônico é uma das maiores potencialidades econômicas do nosso estado. Essa política pública garante mercado, valoriza o produtor e consolida um trabalho que vem sendo construído há anos.”
A Sepror informou ainda que a medida pode estimular a formalização de associações e cooperativas, já que será necessário atender às exigências para vender ao poder público.
Com a nova lei, o Amazonas reforça a estratégia de consolidar o café robusta como produto de valor agregado e de relevância econômica para o interior do estado.



