Lançamento ocorreu na Alameda Pico das Águas e reuniu o cardeal Dom Leonardo Steiner e o bispo auxiliar Dom Zenildo Lima
A Arquidiocese de Manaus lançou, nesta quarta-feira (18), a Campanha da Fraternidade 2026 com o tema “Fraternidade e Moradia”, em cerimônia realizada na Alameda Pico das Águas, no bairro São Geraldo, zona centro-sul da capital.
O local foi escolhido por simbolizar o debate sobre políticas públicas de habitação. A área está inserida no programa Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e deve receber um novo residencial, representando o apelo por moradia digna como direito fundamental.
Durante o lançamento, o bispo auxiliar Dom Zenildo Lima criticou o modelo de crescimento urbano da capital amazonense, classificando como “desastrosa e desencontrada” a condução histórica da política habitacional.
Ele citou o avanço de ocupações desordenadas, o aterramento de igarapés e a redução de áreas verdes como reflexos da falta de planejamento.
“Uma cidade que foi crescendo sem a capacidade de se harmonizar com a beleza natural que lhe era característica, que aterrou seus igarapés e derrubou áreas verdes”, afirmou o bispo.

Moradia além da casa
O arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner, destacou que o debate não deve se restringir à construção de casas, mas envolver condições adequadas de lazer, cultura, educação e convivência.
Segundo ele, a Quaresma convida a mudanças “estruturais, sociais e ecológicas” e reforça a necessidade de políticas públicas mais efetivas.
“Não seja só uma casa, como se tem feito até agora, mas que se busque também espaço de lazer e dignidade”, disse o cardeal.
Quaresma e “fome de justiça”
Para os líderes da Igreja Católica, o jejum quaresmal representa também uma “fome de justiça”. Dom Zenildo afirmou que o período litúrgico deve impulsionar os fiéis a uma postura ativa diante das desigualdades sociais, especialmente no acesso à moradia.
A campanha propõe encontros e novenas nas casas dos fiéis, priorizando áreas com maior vulnerabilidade habitacional, como forma de aproximar a Igreja das comunidades e fomentar o diálogo sobre soluções estruturais.
Tema retoma debate histórico
A moradia já foi tema da Campanha da Fraternidade em 1993, com o lema “Onde moras?”. Em 2026, o assunto retorna sob a perspectiva da dignidade humana e da presença de Deus na realidade concreta das famílias.
Ao longo da Quaresma, paróquias e áreas missionárias devem promover debates e ações voltadas à conscientização sobre políticas habitacionais e justiça social na capital amazonense.



