Trânsito e Transporte

Foto: Divulgação/Semcom
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Com três níveis de tráfego, estrutura promete desafogar trânsito na “bola do Produtor” e melhorar mobilidade na região

Foi inaugurado nesta quarta-feira (25) o viaduto Rei Pelé, construído na rotatória conhecida como “bola do Produtor”, entre as zonas leste e norte de Manaus. Com 52 mil metros quadrados de área construída, o complexo viário conta com três níveis distintos de tráfego e foi projetado para melhorar a fluidez na região, que registra alto volume de veículos e pedestres diariamente.

A nova estrutura organiza o fluxo em três camadas:

  • Subterrânea: permite a ligação direta da Avenida Itaúba (Jorge Teixeira) com a Avenida Camapuã, com conversão para a Grande Circular, Autaz Mirim e bairro São José Operário.
  • Intermediária: corresponde à rotatória tradicional, que segue funcionando para retornos locais e acesso a bairros como Cidade de Deus.
  • Superior: atende veículos que trafegam pela Autaz Mirim em direção ao Terminal 4 (T4), com ligação direta à Avenida Camapuã.

Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o novo viaduto poderá retirar até 2 mil veículos da rotatória central nos horários de pico, o que representa quase metade do fluxo médio da região, estimado entre 4 mil e 4,5 mil veículos.

O sistema conta ainda com sinalização vertical reforçada, com placas instaladas antes de cada alça e na rampa de acesso à rotatória, permitindo que os condutores escolham com antecedência o melhor trajeto.

Além das vias, o projeto urbanístico inclui ciclovias, calçadas, praça de convivência, quadra poliesportiva coberta e um ringue de lutas, atendendo também às necessidades da população que circula a pé. O entorno do complexo abriga escolas, feira, hospital, centro comercial e um terminal de ônibus.

Você também pode gostar

Editorias